Ilê Axé Ya Magbá Biolá

Desde 1990, a casa de Candomblé Ilê Axé Iya Magba Biola vem atuando, em Taguatinga Sul, para além da esfera religiosa – promove também a inclusão social e o empoderamento da comunidade negra local. Com mais de três décadas de trabalho, o terreiro é um símbolo de resistência e luta pela preservação da cultura afro-brasileira.

A Casa foi fundada pelo Babalorixá Norberto Santos, conhecido como Pai Beto de Iemanjá. Atualmente, a liderança está a cargo de Maria de Jesus Torres Maia, a Yalorixá Dje ty Nanã, desde 2006. O templo é regido e protegido por Iemanjá, Nanã, Ogum, Cigana 7 Maridos, Marabô e Mulambo.

No âmbito social, os projetos propostos pelo Ilê têm sido desenvolvidos ao longo de todos esses anos como parte integrante das atividades do Terreiro. As ações englobam formação em culinária, fauna e flora sagradas, com o objetivo de capacitar as pessoas atendidas pela Casa. Mais que conhecimento técnico, as iniciativas também proporcionam a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas em vulnerabilidade social, que são a maioria dos frequentadores do espaço.

As oficinas são ministradas pela própria Mãe Dje e por Mãe Ruth de Ogum, mulher negra que acumula 81 anos de sabedoria. Indumentária, panificação, costura, bordado, sustentabilidade, economia criativa, manejo responsável da flora nativa e preparo adequado de alimentos, valorizando a cultura e os saberes tradicionais do Candomblé, também são conhecimentos transmitidos pelas ações do Terreiro.

Ao longo do ano, a Casa, que é frequentada regularmente por mais de 50 pessoas, também promove as festividades em honra a algumas das divindades afro-brasileiras: Oxalá, em 20 de janeiro; Ajodun de Oxóssi, em 20 de abril; Ajodun de Xangô, em 15 de junho; Olubajé, em 17 de agosto; Ibeji, em 12 de outubro; Exú, em 2 de novembro; Marabô, em 28 de novembro; Yabás, em 14 de dezembro; e Cigana, em 28 de dezembro.

E não é só a população do DF que visita o Ilê Axé Ya Magbá Biolá, também é território de eventos e encontros culturais regionais e nacionais fixos, que ocorrem mensal e anualmente, propondo intercâmbio, capacitações e celebrações com participantes de diversos estados e países. Mais sobre os trabalhos desempenhados pelo Ilê pode ser conferido pelo perfil @ileasemagbabiola, no Instagram.

Ilê Axé Ya Magbá Biolá_Foto_ Maria de Aquino_2

Informações