Tenda de Umbanda São Sebastião

As atividades da Tenda de Umbanda São Sebastião começaram em 27 de setembro, em 2000, na região de Sobradinho, onde eram feitos rituais e festividades. De lá para cá, a luta pela sobrevivência do Terreiro fez com que o líder da casa, Robson do Nascimento Werneck, o Pai Robson de Oxóssi, e seus filhos, mudassem de endereço diversas vezes até chegarem ao atual endereço definitivo, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

De Sobradinho, a tenda mudou-se para o endereço residencial de Robson, em Taguatinga, onde, por dois anos e meio, os atendimentos ocorreram na sala do imóvel. De lá para cá, as atividades foram transferidas, por meio de convite, para uma chácara na Candangolândia, período que foi encerrado por conta de um conflito judicial.

Antes de chegar a Águas Lindas, a Tenda de Umbanda São Sebastião ainda passou um tempo em Vicente Pires. Já no Entorno, as atividades foram iniciadas sem nenhum amparo, mas a Casa nunca deixou de funcionar plenamente, praticando a caridade espiritual com atendimentos gratuitos para a comunidade, além de promover estudos de aprimoramento espiritual, moral e coletivo dos membros.

O grupo religioso é praticante da Umbanda Sagrada, voltada para o crescimento, evolução e libertação do espírito. A Casa é regida por Pai Mané Baiano, Pai Francisco das Almas, Exu Caveira e Zé Pilintra.

As festividades acontecem praticamente em todos os meses do ano: Festa de Pai Oxóssi (janeiro); Macaia (fevereiro); Festa de Ogum (abril); Feijoada dos Pretos Velhos (maio); Fogueira de São Pedro (junho); Mocotó de Sr. Boiadeiro (julho); Louvor à Nanã (julho); Festa de Iemanjá e Louvor para Omulu (agosto); Festa de São Cosme, São Damião, Doum, Ibejis e Pai Xangô (setembro); Virada de Exu e Pomba Gira (novembro); e Encerramento do ano com as Yabás Iansã e Mamãe Oxum (dezembro).

Tenda de Umbanda São Sebastião_Foto_ Maria de Aquino

Informações